Discurso Parlamentar - 25/04/2023

[acf_foto_parlamentar campo=nomeparlamentar]

[acf_cabecalho_parlamentar campo=nomeparlamentar]

Importância da campanha de multivacinação lançada pelo Ministério da Saúde. Transcurso do cinquentenário do Programa Nacional de Imunizações. Repúdio à disseminação de fake news contra a Ministra Nísia Verônica Trindade.

A SRA. ANA PIMENTEL (Bloco/PT – MG. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, hoje começa a campanha de multivacinação do Ministério da Saúde, campanha importantíssima, que coloca o Programa Nacional de Imunizações, que, inclusive, completa 50 anos, no seu devido lugar, ou seja, com centralidade em todo o território brasileiro. Nós sabemos que vacinas salvam vidas, que elas são importantes para a prevenção de diversas doenças. Nos últimos anos, infelizmente, tivemos um grupo político no Brasil, inclusive um Presidente da República, que fez campanha sistemática contra a vacinação no nosso País. Então, hoje é um dia de retomada da construção da saúde pública no País, da valorização da vida. E eu quero aqui reforçar a importância dessa campanha, inclusive porque, nos últimos dias, Deputados bolsonaristas que durante os últimos anos negaram a vacinação vieram aqui atacar a Ministra Nísia, inventando fake news contra a Ministra, que tem trabalhado todos os dias para reconstruir a saúde neste País. Disseram que a Ministra Nísia havia assinado uma resolução que nem sequer é do Ministério da Saúde. Trata-se de resolução importantíssima de um processo democrático construído pelas conferências municipais, estaduais e nacional de saúde, mas não é uma resolução feita pelo Ministério da Saúde. Deputados bolsonaristas, assim como o ex-Presidente, sustentam a sua atuação política em mentiras, sustentam a sua atuação política em ódio, sustentam sua atuação política principalmente em misoginia. É impressionante como esse grupo político, que produz fake news e que se vale de uma área tão importante como a saúde pública do nosso País, tem ódio às mulheres. É impressionante como o ataque é sempre direcionado a uma mulher. E, agora, vemos a mesma história sendo repetida, o ataque, a invenção, as mentiras, as fake news contra uma Ministra que tem atuado de maneira brilhante no País, defendendo a saúde pública, defendendo a ciência. A Ministra Nísia, inclusive, esteve à frente da FIOCRUZ, a principal instituição pública do País, uma instituição centenária. Ela teve um papel muito importante durante a pandemia e, agora, tem feito um brilhante trabalho à frente do Ministério da Saúde. Sr. Presidente, para concluir, eu quero dizer que, felizmente, o Brasil vive outro momento. Nós vivemos um momento de união e reconstrução. E nada é mais democrático do que campanha de vacinação. A campanha de vacinação é democrática porque, em primeiro lugar, defende vidas. Quando nós nos vacinamos, estamos nos protegendo e protegendo a vida de todas as pessoas com quem convivemos. Em segundo lugar, ela é democrática, porque é uma campanha que chega a todos os cantos do País. Então, neste momento, viva o SUS! Viva a Ministra Nísia! E vivam os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, que levam a vacina para todos os cantos deste País!

Tags: Ministério da Saúde, Profissional de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), Campanha de vacinação, Programa Nacional de Imunizações (PNI), Saúde pública, Apoio político, Ministra de Estado, Resolução, Política de saúde, Crítica, Oposição política, Notícia falsa (fake news)

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist