Discurso Parlamentar - 25/04/2023

[acf_foto_parlamentar campo=nomeparlamentar]

[acf_cabecalho_parlamentar campo=nomeparlamentar]

Alcance social do Projeto de Lei nº 3.035, de 2020, sobre a instituição da Política de Educação Especial e Inclusiva, voltada ao atendimento dos portadores de transtorno mental, do Transtorno do Espectro Autista - TEA, de deficiência Intelectual e deficiências múltiplas. Pedido aos Deputados de aprovação da propositura.

O SR. DUARTE JR. (Bloco/PSB – MA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, obrigado pela atenção. Bom dia a todos e a todas. Venho à tribuna para falar da importância do PL 3.035/20, que trata da educação inclusiva. Esse PL reúne mais 14 projetos de lei que têm como objetivo garantir às pessoas com deficiência, às pessoas com espectro autista, apenas uma oportunidade. E nós precisamos garantir a atualização da legislação, apesar de a Lei Brasileira de Inclusão já ser muito rica e ter garantido muitos avanços. É muito importante, é fundamental a aprovação desse projeto aqui nesta Casa. Ele foi pautado no dia de ontem, mas nós, em reunião com os Líderes e com os movimentos sociais, decidimos, em comum acordo, adiar para a próxima semana, para que nós possamos receber mais informações, melhores contribuições e avançarmos no diálogo, inclusive com o Ministério da Educação. Quero destacar que isso é prioridade do nosso mandato. Eu falo como pai atípico, pai do Lucas, que sabe e sente na pele que essas crianças só precisam de uma oportunidade para, sim, ler, escrever, andar, buscar a independência, buscar a realização dos seus sonhos. As pessoas com deficiência não são dignas de pena; são dignas de direitos. E é a isso que nós precisamos nos dedicar neste Parlamento. Precisamos nos unir de verdade, independentemente de ideologia, e afirmar aos quatro cantos que as pessoas com deficiência precisam de oportunidade. E é por meio desse projeto, por meio do nosso relatório, por meio da união de todos, que nós vamos garantir que, no Brasil, tenhamos escolas públicas e privadas onde as nossas crianças e os nossos jovens não sejam segregados, tenham condições plenas de aprender e compreender, tenham acesso a todos os recursos para que possam buscar a realização dos seus sonhos. É nessa linha que nós estamos atuando, Sr. Presidente. É por essa razão que eu peço a todos os Deputados e Deputadas que possamos nos unir, olhar os invisíveis e garantir oportunidade às nossas crianças. Vamos juntos, por mais inclusão e educação.

Tags: Apoio político, Aprovação, Projeto de lei ordinária, Política de Educação Especial e Inclusiva, para Atendimento às Pessoas com Transtorno Mental, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas, Pessoa com deficiência, direitos, Educação inclusiva, Escola

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist