Discurso Parlamentar - 25/04/2023

[acf_foto_parlamentar campo=nomeparlamentar]

[acf_cabecalho_parlamentar campo=nomeparlamentar]

Realização da Marcha das Margaridas, em Brasília, Distrito Federal. Apresentação dos Projetos de Lei de nºs 291, de 2023, acerca de estabelecimento, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de restrições aplicáveis aos atos de nomeação para cargos em comissão e de designação para funções de confiança, bem como para inscrições em concursos destinados ao provimento de cargos públicos (restrições à contratação de condenados por atos de violência contra a mulher); 1.463, de 2023, relativo à instituição do Programa Mãe Coruja, destinado à oferta de creches às trabalhadoras em horário noturno; 444, de 2023, sobre a alteração do § 2º, art. 9º, da Lei nº 9.263, de 1996, com vista à determinação do prazo de oferta de métodos e técnicas contraceptivas e ao disciplinamento de condições para a esterilização no âmbito do planejamento familiar; e 3.121, de 2023, pertinente à redução da jornada de trabalho dos responsáveis legais por crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

O SR. JOSENILDO (Bloco/PDT – AP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente Pompeo de Mattos, ontem, aqui em Brasília, realizou-se a tradicional Marcha das Margaridas. Mais de 100 mil mulheres de todo o País vieram defender os seus direitos, a reconstrução do País, terra para quem precisa, com um discurso firme de mais oportunidade, mais igualdade e menos violência. Temos que reverenciar essas trabalhadoras do campo, das florestas e das águas. O Congresso Nacional já recebeu a pauta das Margaridas do campo e das cidades. Agora é hora de avançarmos, juntos, por melhorias e oportunidades, por vidas dignas para essas mulheres e seus filhos. O nosso mandato está atento e já trabalhando pelas causas da Marcha das Margaridas. Quanto ao combate à violência, apresentamos um projeto de lei, o PL 291/23, que proíbe a contratação pela administração pública federal, estadual, distrital e municipal de pessoas que foram condenadas por violência contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha. Para apoio às mães, propusemos a criação do Programa Mãe Coruja, para oferecer creches no horário noturno e, assim, atender às mulheres que trabalham ou estudam à noite. Também já protocolamos um projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho para mães e responsáveis de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista. Somos autores do Projeto de Lei nº 444, de 2023, que determina prazo para oferecimento de métodos e técnicas contraceptivas e que disciplina condições para esterilização no âmbito do planejamento familiar. Apoiar as causas da Marcha das Margaridas contribui para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, em que as mulheres têm suas vozes ouvidas e seus direitos respeitados. Contem sempre com o nosso mandato. Obrigado, Presidente.

Tags: Marcha das Margaridas, Brasília (DF), Trabalhador rural, Mulher Projeto de lei ordinária, proibição, inscrição, Nomeação, Concurso público, Cargo público, Condenação, Violência contra a mulher Projeto de lei ordinária, Programa Mãe Coruja, Atividade acadêmica, Desempenho profissional, Período noturno Projeto de lei ordinária, Jornada de trabalho, Pai, Mãe, Responsável legal, Criança, Transtorno do Espectro Autista (TEA) Projeto de lei ordinária, Lei do Planejamento Familiar

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist