Discurso Parlamentar - 25/04/2023

[acf_foto_parlamentar campo=nomeparlamentar]

[acf_cabecalho_parlamentar campo=nomeparlamentar]

Crise financeira enfrentada pelos produtores brasileiros de leite em decorrência das importações predatórias de produtos lácteos, sobretudo da Argentina e do Uruguai. Sugestões do orador de criação de tarifa sobre as importações de leite de países integrantes do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL e de compra do produto, pelo Governo Federal, para equilíbrio do mercado e sua distribuição aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

O SR. DOMINGOS SÁVIO (PL – MG. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Presidente Pompeo. Presidente, colegas Parlamentares, eu faço aqui uma consideração com o coração apertado, pois vemos milhões de produtores de leite, mulheres produtoras de leite que estão lá na luta da agricultura familiar, sofrendo com o aviltamento do preço do leite e com uma importação predatória vinda da Argentina, do Uruguai. Isso já vem sendo dito há mais de 2 meses, e nós precisamos de uma reação rápida. Infelizmente, há uma contradição. Recebe-se a turma do MST, e os produtores de leite estiveram aqui ontem pedindo socorro, pois estão quebrando. A produção de leite do Brasil é suficiente para abastecer o nosso mercado, mas importam leite para aviltar o preço, para massacrar. V.Exa., Deputado Pompeo, também é um defensor dessa categoria que alimenta o Brasil e que luta, no dia a dia, 365 dias por ano. Eu apresentei três sugestões concretas. Primeiro, tem que haver uma tarifa para importação do leite. O MERCOSUL permite isso, tanto que há tarifa para exportar açúcar para a Argentina, porque os argentinos exigiram. É hora de o Governo brasileiro exigir que, no MERCOSUL, haja uma tarifa. Lá está sendo subsidiado o leite, enquanto aqui nós pagamos muito imposto. A outra sugestão é que se compre leite para equilibrar mercado, mas que se compre e se distribua. Faça um vale leite para o Programa Bolsa Família. O Bolsa Família não tem um adicional por criança? Que se dê em leite, 1 litro de leite para cada família que tem criança abaixo de 5 anos. Com 1 litro de leite, 30 litros de leite por mês para cada família, nós já vamos ter o leite chegando aonde precisa e obviamente o produtor rural brasileiro sendo atendido. Esse é o apelo que nós fazemos em defesa dos produtores de leite, que aqui estiveram em Brasília pedindo socorro. É hora de o Governo acordar e socorrer esses que mais precisam, que são os produtores de leite.

Tags: Defesa, Produtor rural, Leite, Agricultura familiar, Crítica, Preço, Produto importado, Importação, Tributação, Mercado Comum do Sul (Mercosul), Bolsa Família

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist