O advogado Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB, fez uma postagem polêmica nesta sexta-feira (3) em seu perfil no Instagram. Na publicação, que continha a legenda “tantos anos de injustiças”, ele aparecia abraçado e sorrindo com o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que estava preso há até pouco tempo.
– Tantos anos de injustiças. O prazer de tomar um vinho com meu amigo Sérgio Cabral – dizia a legenda completa da postagem.
Imediatamente após a postagem, a publicação recebeu uma enxurrada de críticas e diversas manifestações de revolta. Minutos depois, o advogado resolveu apagar a publicação.
Felipe Santa Cruz foi presidente da OAB Nacional entre 2019 e 2022, mas recentemente tentou ingressar na vida política. Filiado ao PSD e aliado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o advogado foi candidato a vice-governador do Rio em 2022, na chapa de Rodrigo Neves (PDT), mas os dois acabaram ficando na terceira colocação.
Cabral, por sua vez, já foi condenado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva, corrupção ativa, evasão de divisas e fraude em licitação no âmbito da Operação Lava Jato e cumpriu prisão durante 6 anos. No entanto, no último dia 9 de fevereiro, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) revogou a última ordem de prisão contra ele.
Discussion about this post