Helder Barbalho, governador do Pará e aliado do presidente Lula, defendeu a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. A declaração ocorreu durante um evento com empresários nesta segunda-feira, 15, em São Paulo.
Barbalho disse ter conversado com o petista. De acordo com o governador do Pará, Lula está medindo a possibilidade de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas. A tratativa envolve o Ministério de Minas e Energia. Segundo o jornal O Globo, o projeto encontra forte resistência da pasta do Meio Ambiente, chefiada por Marina Silva.
O político paraense afirmou que a exploração do petróleo na área seria uma “oportunidade” para a economia da região caso haja “compatibilização ambiental”. Ele chamou de “pensamento estreito” a resistência de ambientalistas com o projeto e disse ser a favor da “pesquisa”, e não da “ideologia”.
“O Brasil vai abrir mão disso [exploração de combustíveis fósseis] pelas próximas décadas?”, disse Barbalho. “Talvez seja uma discussão que a gente possa fazer daqui a 50 anos. Mas neste momento o Brasil tem condição de abrir mão de uma oportunidade de exploração sustentável de combustível fóssil? Essa discussão tem que ser aprofundada.”
Petróleo na foz do Rio Amazonas
A foz faz parte da Margem Equatorial. Essa área é considerada uma nova fronteira de produção. Ela vai do litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte. A Petrobras estima realizar investimentos da ordem de US$ 2 bilhões para as atividades de exploração de petróleo na região até 2026.