O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai empossar o general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos como novo comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta quinta (4), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, às 9h. A nomeação do militar foi oficializada no Diário Oficial da União (veja na íntegra).
Amaro assume o comando do GSI após um período de interinidade de Ricardo Cappelli, nomeado logo após o vazamento de imagens que mostram agentes civis e militares do gabinete circulando entre manifestantes que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, o que levou à demissão do general Gonçalves Dias, que comandava a pasta na data.
A nomeação de Amaro para o cargo é vista no meio político como uma derrota para uma ala do governo, que defendia a extinção da pasta ou a indicação de um civil para o comando, conforme revelou a Gazeta do Povo nesta quarta (3).
Com a chegada do general ao GSI, Cappelli retorna para o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, também já oficializado no Diário Oficial da União .