O partido conservador Nova Democracia (ND), sigla do primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, venceu as eleições no país neste domingo (21). Com mais de 99% das urnas apuradas, o ND somou mais de 40% dos votos e conquistou uma ampla vantagem sobre o partido de esquerda Syriza, do ex-chefe de governo Alexis Tsipras, que registrou 20% da preferência.
Apesar da expressiva vantagem sobre o principal concorrente, o ND não terá a maioria para governar de forma absoluta no Parlamento, já que a votação deste domingo, realizada sob um novo sistema de representação proporcional, exigia um percentual de cerca de 45%.
Diante desse resultado, a presidente grega, Katerina Sakellaropoulou, dará um prazo de três dias para que os principais partidos formem uma coalizão, o que não deve acontecer, já que Mitsotakis indicou que não pretende dividir o poder.
Com isso, uma nova eleição deve ser convocada para ocorrer no final de junho ou início de julho. Essa rodada, que será realizada sob regras diferentes, exigirá que o partido vencedor obtenha apenas 37% dos votos, o que deve ser suficiente para que o ND obtenha o comando absoluto do Parlamento grego.
Fonte: Pleno News