Representante do Ministério do Turismo, deputada do União escapou de tiroteio em momento de cobrança de apoio do partido na base aliada
Daniela do Waguinho (foto) foi mantida nesta terça-feira (13) no cargo de ministra do Turismo. A esposa do prefeito de Belfort Roxo, Waguinho, foi chamada para uma conversa com o presidente Lula no Palácio do Planalto. A expectativa inicial era que ela fosse exonerada, mas ela não aceitou os termos do divórcio sugeridos por Lula.
“É questão de combinar uma forma para atender os desejos do União Brasil e não ferir pessoas que foram muito importantes para nós durante a campanha”, disse o senador Jacques Wagner (PT-BA), um dos articuladores do governo no Congresso Nacional.
Durante a reunião, Daniela e Waguinho – prefeito de Belford Roxo – conversaram com Lula sobre uma saída honrosa, mas ela não aceitou. O presidente da República acenou com cargos e emendas para o chefe do Poder Executivo Municipal. O casal recusou.
Ao nomear Daniela do Waguinho para o Ministério do Turismo, Lula queria contemplar tanto o prefeito de Belford Roxo, quanto parte da bancada do União Brasil. Não conseguiu. O líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), deixou claro desde o início do governo que essa era uma nomeação de foro íntimo do presidente da República.
O prefeito de Belford Roxo (RJ) tem dado vários recados ao governo federal para manter a sua esposa no cargo. Daniela e Waguinho foram o pivô do primeiro desgaste do governo Lula: a ligação com milicianos no berço político de ambos.
Nas últimas semanas, no entanto, a insatisfação do Executivo com o União Brasil gerou desgastes para a Daniela. Ontem, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, até havia indicado a senha para a demissão da colega.
“O presidente Lula nos pediu para que pudéssemos conduzir esse debate com o União Brasil, como também com os partidos que queiram fazer essa reformulação. Governo é igual a um rally. De vez em quando, durante um rally, você tem que trocar um motorista, um pneu, o que importa é estar no caminho certo. Esse é um governo que tem um caminho, um rumo certo”, declarou o ministro.
Fonte: O Antagonista
Discussion about this post