O Tribunal de Contas da União (TCU) ordenou nesta quarta-feira (16) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) providencie o compartilhamento imediato de informações em tempo real do centro de operações da distribuidora Enel. A decisão tem como objetivo garantir que o Governo de São Paulo e os municípios afetados pelo recente apagão possam monitorar de forma contínua e eficiente os serviços, ampliando a coordenação entre os agentes públicos e o atendimento à população.
A determinação do TCU atende a um pedido feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e prefeitos de diversas cidades do estado que enfrentaram os impactos do blecaute da semana passada.
A proposta foi aprovada pelo plenário do TCU e apresentada pelo ministro Augusto Nardes, relator da representação enviada pelo Ministério Público de Contas. Nardes esteve em São Paulo recentemente e destacou que a situação continua crítica, afirmando que a Enel não demonstrou capacidade de governança para lidar com a crise ou evitar novos apagões.
Segundo Nardes, uma possível intervenção na Enel será considerada, mas ressaltou que o Brasil precisa se preparar para eventos climáticos extremos, que tendem a se tornar mais frequentes. “É urgente que tomemos medidas antecipadas”, alertou o ministro.
Fonte: Gazeta Brasil
Discussion about this post