Ainda Estou Aqui ganhou o primeiro Oscar da história do Brasil
Políticos foram às redes sociais nesta segunda-feira (3), parabenizar o filme Ainda Estou Aqui, que ganhou o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro. O filme dirigido por Walter Salles venceu na categoria de Melhor Filme Internacional – também havia sido indicado como Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, mas o rival Anora levou as duas estatuetas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que assistiu à cerimônia ao vivo ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e que sentiu orgulho de ser brasileiro.
– Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia – escreveu ele na legenda de uma foto que dizia “Nós vamos sorrir”.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), comentou que foi uma vitória do Brasil, do cinema brasileiro e da democracia. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi presa pelo regime militar, disse que a história de Rubens Paiva e sua família pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada durante seu governo, o que desagradou aos militares à época.
A presidente do PT e ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) relacionou o roteiro à suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022, que segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República teria sido liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
– Desculpa pessoal, mas teve clima de Copa do Mundo sim! E teve taça! Parabéns Walter Salles! Que incrível a trajetória de sucesso do filme Ainda Estou Aqui. E num momento tão delicado, onde a nossa democracia mais esteve em perigo. Viva a cultura brasileira! – disse a petista.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), preferiu dar ares institucionais e parabenizar a equipe do longa-metragem em nome do Congresso Nacional, sem citar a história narrada no filme.
– O filme, que já vinha sendo celebrado por sua excelência artística e narrativa sensível, agora entra definitivamente para a história do cinema mundial. A vitória no Oscar não é apenas um prêmio para a equipe do filme, mas para todo o Brasil, que vê sua cultura ser reconhecida e aplaudida na maior premiação do cinema- afirmou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi sucinto.
– É nosso! Parabéns a todo o elenco de Ainda Estou Aqui por esse feito histórico.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também comemorou.
– Mais um orgulho em ser brasileiro, a cidade de São Paulo está em festa – escreveu.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), declarou que a vitória foi um “marco inesquecível” para a história do país e do cinema nacional, enquanto Eduardo Leite (PSDB-RS), que governa o Rio Grande do Sul, disse que a obra tem “coragem de olhar para as feridas abertas do nosso passado”.
Fonte: Pleno.news
Discussion about this post