Jonas Mascarenhas Macedo, conhecido como Jonas Dico (Podemos), foi eleito neste domingo (5) novo prefeito de Três Rios (RJ) em eleição suplementar convocada pela Justiça Eleitoral. Dico, que já exercia o cargo interinamente desde julho, obteve 40,19% dos votos válidos — um total de 16.182 votos — e terá como vice Arsonval Macedo.
Em segundo lugar ficou Juarez da Saúde (Solidariedade), com 34,41% (13.855 votos). Também concorreram Bia Bogossian (14,75%), Professor Anderson Muriçoca (9,76%) e Jorge Almeida (0,89%). Houve ainda 1.406 votos em branco e 1.705 nulos.
A nova eleição foi necessária após a cassação do mandato de Joacir “Joa” Barbaglio (Republicanos), eleito em 2024. O político havia tomado posse amparado por uma liminar, mas teve o registro de candidatura definitivamente indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por irregularidades em suas contas quando presidiu a Câmara Municipal. Com a decisão transitada em julgado, Joa perdeu o mandato e o município precisou realizar um novo pleito, já que ele havia obtido mais de 50% dos votos válidos, impossibilitando a posse do segundo colocado.
Durante o período de vacância, o presidente da Câmara, Jonas Dico, assumiu interinamente o Executivo municipal e, agora, foi confirmado nas urnas como o novo prefeito eleito de Três Rios, com mandato até 31 de dezembro de 2028.
Fontes: O Dia, EntreRios Jornal, G1







































Discussion about this post