O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, está em “turnê” pela Europa. O militante tem participado de encontros com líderes políticos de esquerda e participado de manifestações na França, conforme informou o jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira 3.
Rodrigues alega que sua viagem busca discutir temas como cooperação internacional, propostas para um novo modelo agrícola baseado na reforma agrária, agroindustrialização e mudanças climáticas. Em sua conta pessoal no Instagram, ele se intitula como “agricultor, assentado de reforma agrária e Sem Terra formado em ciências sociais.”
Em Londres, o coordenador do MST teve um encontro com o trabalhista britânico Jeremy Corbyn. O militante ainda participou de um seminário sobre crise climática e soberania alimentar, promovido pela organização Justiça Global, e visitou o túmulo de Karl Marx, no cemitério Highgate.
Nas redes sociais, João Paulo compartilhou a visita ao túmulo do idealizador do comunismo. Com uma bandeira do MST, o militante chamou Marx de “querido” e disse que o ideólogo é uma referência para todos eles.
Em outra publicação, Rodrigues aparece participando das manifestações contra a reforma da previdência na França. Nos comentário da publicação, algumas pessoas questionaram a participação do militante no ato.
“Quem está custeando tudo isso?”, questionou uma usuária, seguido da observação de outro crítico do comunista: Venezuela, Cuba, Nicarágua, nenhum canalha quer, né?” Rodrigues, no entanto, não rebateu nenhum comentário na publicação.