As imagens das câmeras internas do Palácio do Planalto, tornadas públicas no sábado 22, revelaram uma discussão entre os ministros de Luiz Inácio Lula da Silva na noite de 8 de janeiro.
Pelo vídeo é possível observar Flávio Dino, da Justiça, exaltado durante uma conversa com José Múcio, da Defesa. As imagens foram captadas por volta das 21h50 dentro da sede do Executivo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também estava no local.
Nesse horário, o presidente Lula já estava dentro do palácio, no entanto, ele não presenciou a conversa acalorada entre os ministros.
Veja o vídeo
🚩Câmeras do Planalto gravaram discussão entre ministros de Lula após a invasão do dia 8 de janeiro.
— Advogados de Direita Brasil®️ (@movadvdireitabr) April 23, 2023
Nas imagens, podemos ver os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Casa Civil, Rui Costa, gesticulando com José Múcio, da Defesa, enquanto vistoriam os estragos no Palácio.… pic.twitter.com/yxTx5x6d1d
A gravação faz parte do material encaminhado ontem pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O GSI Atendeu a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Ao todo são mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas em áreas internas e externas do prédio. A ordem foi dada depois da divulgação dos vídeos pela CNN Brasil, na quarta-feira 19, detalhando a movimentação dos manifestantes no prédio do Executivo. Os registros também mostraram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos invasores.