Artistas estiveram no Congresso Nacional e entregaram uma carta a Arthur Lira
Nesta terça-feira (25), a cantora Marisa Monte e a atriz Glória Pires estiveram no Congresso Nacional na companhia de outros artistas para defender seus interesses autorais contemplados no Projeto de Lei das Fake News.
Um grupo de produtores de conteúdo se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para reivindicar uma atenção especial aos direitos autorais, tipificados no projeto de lei. Através de uma carta, eles pediram que sejam mantidos trechos já inseridos na proposição, que trata da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
Marisa Monte disse que a expectativa é “restabelecer direitos de músicos” que foram perdidos no processo de migração das plataformas analógicas para digitais. Eles também buscam o reconhecimento aos atores do direito de imagem sobre reprodução a longo prazo.
Glória Pires falou sobre o medo da classe artística acerca da supervalorização do combate às fake news em detrimento do conteúdo de direito autoral.
– Quando você nomeia PL das Fake News, aí parece “Bom, mas o que os artistas têm a ver com isso?” Mas está se falando de direito autoral – observou Glória.
Fonte: Pleno.news