Questão da Amazônia foi a principal justificativa para a escolha pelo petista
A tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do ano, publicada pela revista Time nesta quinta-feira (13), traz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista figura na lista ao lado de outros nomes da política, como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.
De acordo com a revista norte-americana, a terceira eleição de Lula foi “um novo caminho frente aos anos de destruição ambiental causadas pelo Estado”.
– Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho, ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva – disse a publicação.
A descrição do perfil de Lula na revista foi escrita por Al Gore, ex-vice-presidente democrata dos Estados Unidos e ambientalista.
– Como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica – escreveu o político e ativista.
O texto da publicação ainda diz que “o Brasil abriga uma das maravilhas naturais mais importantes do nosso planeta: a Floresta Amazônica”.
Outra presidente do PT já entrou para a lista: Dilma Rousseff, em 2011. Jair Bolsonaro (PL) também já foi eleito a personalidade do ano, em 2021.
A revista Time sempre enfatiza que a personalidade do ano se trata de um individuo ou um grupo que teve mais impacto no mundo no ano, “para o bem ou para o mal”.
Fonte: Pleno.news