O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se manifestou positivamente e publicamente sobre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao compartilhar que a Corte formou maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello, o ex-juiz da Lava Jato disse que a decisão “merece elogios”.
– O combate à corrupção ainda respira. Decisão importante do STF que merece elogios – escreveu nas redes sociais.
A manifestação de Moro tem um precedente, haja vista que o caso se refere a uma ação derivada da Lava Jato que apontou Collor como uma das pessoas que recebeu dinheiro da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras.
Nesta quinta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Fernando Collor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado pela condenação e foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Até o momento, apenas o ministro Kássio Nunes votou pela absolvição, não apenas de Collor, mas de outros dois empresários que também são acusados no processo.
O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (24), quando os demais ministros devem se pronunciar sobre o caso e declarar seus votos.
Moro foi bastante criticado em seu post e horas depois, na manhã desta sexta (19), retornou ao tema, fazendo alusão ao presidente Lula e ao PT.
– Bom lembrar que os crimes teriam ocorrido, segundo o STF, entre 2010 e 2014 e envolveriam a BR Distribuidora, ou seja, empresa sob o controle do governo do … (complete). Ainda bem que foi privatizada nos governos seguintes.