Ministro Fernando Haddad confirmou que proposta será encaminhada à Câmara
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva já tem uma nova ideia para obter recursos. O caminho provavelmente será criar mais um imposto para taxar grandes fortunas — chamados “fundos exclusivos”.
Também conhecidos como fundos dos “super-ricos”, eles são conhecidos como “exclusivos” por terem apenas um cotista, o que resulta num portfólio personalizado, organizado por um gestor de fundos profissional, conforme os objetivos de investimento.
Haddad confirma novo imposto
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que um projeto de lei para implantar o novo imposto estará no pacote de medidas a ser enviado pelo governo ao Congresso em agosto, junto do Orçamento.
A informação foi confirmada pelo ministro na quarta-feira 19, ao deixar uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em que foram definidas as prioridades do segundo semestre.
“Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse Haddad.
O ministro confirmou que a tributação de fundos exclusivos está no pacote e deve ser enviada para a Câmara em agosto, como projeto de lei.
Outras tentativas de criar o imposto
O governo de Michel Temer também tentou tributar esses fundos exclusivos.
O ex-presidente chegou a editar uma medida provisória para aumentar em mais de R$ 10 bilhões a arrecadação com o imposto sobre esses fundos de investimentos, mas a proposta enfrentou resistência do Congresso.
Fonte: Revista Oeste
Discussion about this post