Durante uma megaoperação da Polícia Civil para prender integrantes do Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas do estado, policiais apreenderam um fuzil, drogas e carregadores ao lado da escola municipal vereadora Marielle Franco, no Conjunto Esperança, na Maré, Zona Norte do Rio. Além disso, na Penha, foi apreendida uma carga de 100 kg de cocaína. A apreensão resultou na prisão de duas pessoas, incluindo um PM. O fuzil, de calibre .762, foi encontrado ainda na embalagem. A operação também resultou na apreensão de munição e drogas na Nova Holanda, também na Maré.
Na Penha, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apreenderam 100 kg de cocaína em um galpão. Duas pessoas foram presas em flagrante, entre elas um PM: Yuri Luiz Desiderati Ribeiro, lotado no 21º BPM (São João de Meriti).
O secretário de Polícia Civil, José Renato Torres, falou sobre as apreensões, ressaltando que não houve feridos na operação desta segunda-feira.
“O mais importante das apreensões foram 100 quilos de cocaína e isso equivale a R$ 12 milhões – que era para o Abelha. Além disso, eles enterram fuzis perto da Escola Municipal Marielle Franco para evitar que fôssemos lá”, avaliou.
Helicópteros atingidos
Pela manhã, dois helicópteros das polícias Civil e Militar foram atingidos por tiros durante a operação conjunta das forças de segurança do Rio de Janeiro. As duas aeronaves sobrevoavam a Vila Cruzeiro na hora dos disparos e precisaram voltar ao solo. Nenhum agente se feriu com gravidade.
Moradores da região gravaram imagens que mostram o momento em que a aeronave já tinha sido alvejada e procurava um local para pousar. No vídeo é possível ouvir rajadas de tiros contra a aeronave.
Megaoperação
Na ofensiva, mil homens foram mobilizados para tentar prender os principais chefes do Comando Vermelho (CV), em resposta à morte dos 3 médicos na Barra da Tijuca, na semana passada. A quadrilha também vem travando disputas com milicianos por territórios na Zona Oeste do Rio.
Os agentes foram cumprir pelo menos 100 mandados de prisão. Entre os alvos estão Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, o Abelha, e Edgar Alves de Andrade, o Doca. Até a última atualização desta reportagem, 7 pessoas haviam sido presas.
Laboratório de drogas
Um laboratório de refino de drogas e artefatos explosivos do tráfico foi localizado no Parque União, na Maré.
Impacto nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação informou que 58 escolas foram impactadas pela operação, afetando 21 mil alunos.
Fonte: Gazeta Brasil
Discussion about this post