Na terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Riade, capital da Arábia Saudita. O petista se reunirá com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, que cumpre funções de chefe de Estado, e com empresários brasileiros e sauditas.
A agenda com Mohammed bin Salman ocorre na tarde desta terça (28), com uma reunião ampliada com a participação de ministros de Estado e também um encontro privado entre os dois líderes.
Na quarta (29), Lula estará em dois eventos empresariais, um de promoção de produtos da empresa brasileira Embraer e outro da ApexBrasil
A expectativa é de incremento dos investimentos sauditas no Brasil nos próximos anos.
De acordo com o Itamaraty, em outubro de 2019, houve um anúncio da intenção de se investir algo em torno de US$ 10 bilhões, parte dos quais já vêm sendo investidos.
Após os eventos na capital saudita, Lula segue para Doha, no Catar, onde também aproveitará o contato com lideranças políticas e empresariais para “aprofundar” e “diversificar” a relação bilateral.
Lula também deve tratar da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas, que controla da Faixa de Gaza.
O Catar é um interlocutor junto ao Hamas para negociações em relação ao conflito.
As agendas no Catar ocorrem na quinta-feira (30). No mesmo dia, na sequência da visita ao Oriente Médio, a comitiva presidencial desembarca em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28).
Embora a conferência do clima só termine no dia 12 de dezembro, Lula deve deixar os Emirados Árabes no dia 2 de dezembro.
Do Oriente Médio, o presidente e parte de sua comitiva viajarão à Alemanha, onde Lula se reunirá com o presidente Frank-Walter Steinmeier e com o primeiro-ministro Olaf Scholz.
Fonte: Gazeta Brasil
Discussion about this post