Ao todo, desde 2008, as iniciativas da Prolagos impactaram mais de cem mil pessoas
Imagina encontrar um objeto de três décadas atrás durante a limpeza de uma área ambiental? Foi o que aconteceu com os estudantes da Escola Municipal Ciléa Barreto que descobriram um item inusitado durante uma ação na Praia da Gorda, em Armação dos Búzios: uma edição especial do copo da Copa do Mundo de Futebol de 1994.
“A nossa ideia principal era mostrar a verdadeira poluição da praia, realizando uma coleta de lixo e conscientizando as pessoas. Porém, conforme andamos pela região, nós encontramos tipos de lixo muito diferentes do normal como o copo da Copa de 94. E isso nos ajudou a contar um enredo muito bom para o vídeo”, conta Eduardo Moreira, estudante do 9º ano que produziu o vídeo com seus colegas Hugo da Silva e Carlos Eduardo Moraes.
Os alunos venceram o projeto CaptaAção, iniciativa da Prolagos que estimula o pensamento crítico e reflexivo de jovens e que compõe o quadro de projetos socioambientais da concessionária. No ano passado, cerca de 27 mil pessoas foram beneficiadas com as iniciativas que são voltadas à saúde, proporcionando qualidade de vida; geração de renda, possibilitando um padrão de vida mais digno; e educação, ajudando a construir um caminho para o futuro.
“Estamos em busca de trazer mais dignidade, saúde e qualidade de vida para a população para além dos serviços em saneamento básico, através de projetos que beneficiem, principalmente, os territórios mais vulneráveis. Dessa forma, queremos ficar mais próximos das pessoas que atendemos todos os dias, transformando suas vidas para melhor”, explica Aline Araujo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
Além do CaptaAção, outros 13 projetos também são realizados pela concessionária e estão alinhados com a Agenda 2030, proposta da ONU, que estabelece metas para melhorar as condições sociais e ambientais do mundo até a próxima década. Parte dos projetos são voltados para crianças e jovens de escolas da rede pública, como o Saúde Nota 10, que leva para as salas de aula conteúdos que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados, e o Pioneiros, que tem foco em capacitar estudantes para o mercado de trabalho.
“A aprendizagem, eu levo para a vida. É uma oportunidade que muitos jovens não conseguem ter. É uma experiência única conhecer o saneamento básico e sem falar que posso colocar isso no currículo”, comenta Henry de Freitas, estudante de 17 anos, que participou e venceu o Pioneiros com seu colega Matheus Abreu, de 18 anos.
Desde 2008, mais de cem mil pessoas já foram beneficiadas pelas iniciativas da concessionária, que contam também com os programas: Afluentes (canal de comunicação entre a empresa e as lideranças comunitárias), Portas Abertas (realiza visitas guiadas nas unidades operacionais da empresa), De Olho no Óleo (conscientização sobre a coleta e reutilização de óleo de cozinha usado), Somos Divas na Luz do Candeeiro (voltado para o empoderamento de mulheres quilombolas), Bolsa Socioambiental (promove renda para as colônias de pesca durante o defeso da Lagoa de Araruama), Voluntariado (ações sociais promovidas pelos colaboradores da concessionária), Respeito Dá o Tom (promoção de equidade racial e de luta contra a desigualdade), Imersão (monitoramento mensal da pesca na Laguna de Araruama e da qualidade dos corpos hídricos da região), Impulso (com a construção da Colônia de Pesca de Iguaba Grande e o museu de ciências Estação Fonte do Saber), Prolagos no Seu Bairro (ações comerciais nas comunidades) e Blue Keepers (ação em parceria com o Pacto Global da ONU com foco na preservação das áreas litorâneas).
Discussion about this post