O advogado Leandro Rosa, que defende o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), disse estar “tranquilo” em relação ao julgamento que pode levar à cassação do parlamentar. A audiência está marcada para acontecer na terça-feira 16.
“O que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar é um recurso da federação do PT, que não se conformou de ter perdido todas as ações contra Deltan na Justiça Eleitoral”, declarou Rosa. “Tanto o Ministério Público quanto o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná foram unânimes ao deferir a candidatura do deputado.”
Segundo o advogado, a Procuradoria-Geral Eleitoral também confirmou a regularidade da candidatura de Dallagnol. Os autos do caso estavam parados desde 22 de março, quando foram encaminhados ao relator, ministro Benedito Gonçalves. Em segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedentes as impugnações e deferiu o registro de candidatura de Dallagnol.
A inclusão do recurso na pauta ocorreu no mesmo dia em que Deltan utilizou suas redes sociais para criticar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. As postagens foram uma reação às declarações do magistrado.
“Os dois argumentos do PT são descabidos porque o deputado não respondia a nenhum processo disciplinar quando saiu do Ministério Público e a Justiça Federal já anulou a condenação do TCU, então o recurso do PT não se sustenta em pé juridicamente”, continuou Rosa. V”amos defender o deputado de forma firme e técnica e confiamos num bom resultado no TSE.”