Ministro do STF participou de seminário no TSE
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira, 16, que “nunca houve no Brasil a menor dúvida sobre a segurança das urnas eletrônicas”.
De acordo com Mendes, “faz 20 anos que temos urnas eletrônicas sem nenhuma contestação”. “Nos tempos mais recentes, contudo, essa agenda voltou”, disse, sem mencionar qual.
“Nós tivemos esse fenômeno também nos Estados Unidos, onde, embora não haja voto eletrônico, passaram a contestar o processo”, prosseguiu o ministro. “Felizmente, conseguimos encerrar esse quadro de maneira bastante tranquila.”
Mendes participou do seminário Democracia Defensiva, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ato, estiverem o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e autoridades alemãs.
Gilmar Mendes elogia as urnas eletrônicas brasileiras
Ainda segundo o ministro do STF, as urnas eletrônicas ajudaram a sanar problemas eleitorais do passado, como na contagem de votos e a evitar eventuais estelionatos eleitorais.
Mendes lembrou das manifestações de 7 de Setembro e disse que o STF esperava “repercussões negativas”, mas que puderam ser “gestadas” a partir de um “consórcio com a política”.
O ministro ressaltou o papel da Corte na “garantia” da democracia, sobretudo durante “os quatro últimos anos”. Por fim, ele elogiou o trabalho de Moraes.
Fonte: Revista Oeste
Discussion about this post