Petista esteve somente na solenidade e argumenta que não queria roubar as atenções para si
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu ao jantar de comemoração pela posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado por ele, Cristiano Zanin. O chefe do Executivo esteve presente somente na solenidade que antecedeu à festa.
Segundo informações do colunista Valdo Cruz, da GloboNews, o argumento do petista é que, se ele estivesse na festa, acabaria roubando as atenções para si. O chefe do Executivo frisou que o homenageado da noite era Zanin, não ele. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou Lula na posse formal, mas também não compareceu ao jantar.
Além disso, Lula lembrou que na manhã desta sexta-feira (4), ele viajaria ao Pará.
As autoridades do Supremo que prestigiaram Zanin e ficaram até o final do jantar foram Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.
Já entre os integrantes da Esplanada dos Ministérios, marcaram presença a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial; Celso Sabino, do Turismo; Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União, Vinícius Marques, da Controladoria-Geral da União, Luiz Marinho, do Trabalho; e Esther Dweck, da pasta da Gestão.
No Legislativo, poucos integrantes foram ao jantar. O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) chegou a aparecer, mas não se demorou, pois tinha uma reunião com o colega Renan Calheiros (MDB-AL).
Ainda de acordo com Valdo Cruz, o clima da festa foi marcado por conversas extensas com Zanin, e pouco uso da pista de dança. Os convidados estavam mais interessados em especular sobre qual será o próximo nome indicado por Lula para a Corte.
O presidente será o responsável por escolher quem ficará com a vaga de Rosa Weber quando a ministra se aposentar, no início de outubro.
Fonte: Pleno.news
Discussion about this post