Protesto ocorre no Theatro Municipal de São Paulo
Lideranças indígenas, ativistas e alguns poucos artistas se reúnem nesta quarta-feira (7) em protesto ao Marco Temporal, que volta a ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O ato, denominado Marco Temporal, não!, acontece na escadaria do Theatro Municipal de São Paulo.
Entre os famosos compareceram apenas as cantoras Daniela Mercury e Zélia Duncan e o DJ Zé Pedro. Daniela, que chegou ao local por volta de 13h, é integrante da Comissão Arns, uma organização da sociedade civil composta por juristas, intelectuais, jornalistas, ativistas e voluntários na defesa dos direitos humanos.
– A gente tem que lutar. O parlamento não quer proteger a Amazônia como a gente quer. Se não a protegermos, vamos perdê-la – declarou Daniela, logo antes de cantar a música Dona desse Lugar.
Já a cantora Zélia Duncan participou da performance da canção Terra, composta por Caetano Veloso.
Os ativistas afirmam que a tese do Marco Temporal é inconstitucional e que não há embasamento em tratados internacionais.
O processo foi pautado em um momento em que o debate do tema avança no Congresso. A Câmara aprovou, na semana passada, projeto de lei para restringir as demarcações a territórios ocupados antes de 1988 – data da aprovação da Constituição. A proposta seguiu para o Senado.
Diversos artistas que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 protagonizaram um vídeo com críticas à postura da atual gestão do governo federal a respeito das pautas climáticas. Na gravação, publicada no último dia 5 de junho, data que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o grupo disse que “acabou o clima”. Entre temas criticados pelos famosos, foi citado também o Marco Temporal.
Fonte: Pleno.news
Discussion about this post